MÉTRICAS PARA MKT DE INFLUÊNCIA

O Marketing de Influência teve amadurecimento rápido nos últimos anos e a fórmula de autenticidade e criatividade por parte dos influencers conseguem alcançar as mais diversas audiências. As marcas começam a fazer medições com mais seriedade, escolhendo métricas que vão além do número de seguidores e likes, como o impacto na marca e nas vendas por consequência das ações realizadas.

Por isso pergunta-se: – A ação do indivíduo que gera identificação com o público é eficiente? Até que ponto?

Pensando nisso e em mapear as principais barreiras, desafios e oportunidades de investimento para o segundo semestre, a Kantar Ibope Media e a Squid, empresa especialista em Marketing de Influência, entrevistaram anunciantes e agências que trabalham com o marketing de influência no Brasil para compreender o que se tornou motivação ou impedimento para escolher essa estratégia.

A pesquisa escolheu um grupo composto por de anunciantes e agências, sendo que todos deveriam ter feito investimentos em Marketing de Influência nos últimos 12 meses. 53% dos entrevistados afirmam utilizar alguma ferramenta para executar e gerenciar suas campanhas. Apesar de 47% não utilizar, a pesquisa diz que a falta de métricas específicas para avaliação dos resultados em ações com Marketing de influência é considerada a principal barreira para defender o investimento nesse tipo de campanha.

A falta de métricas específicas para isolar e avaliar o ROI proporcional desta ação nas vendas é a preocupação de 62% dos entrevistados.

60% tem preferência por investir em mídias tradicionais ou com mais maturidade na avaliação de retorno. 32% acreditam que falta nivelamento no domínio das métricas de engajamento envolvidas no tema. E por fim, existe uma resistência por ter havido campanhas de baixo desempenho ou sem metas claras anteriormente por 30% dos entrevistados.

Novidade é algo que sempre chama a atenção do mercado e o pioneirismo continua sendo valorizado, mas é possível concluir que nem sempre o sucesso vem desse pioneirismo. Aprender a ler as novas dinâmicas pode trazer uma chance de investir de forma mais segura, no segmento ideal para sua empresa e com uma leitura realista do retorno sobre esse investimento.METRI

Leia também

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *