Empresas resilientes são sempre vencedoras e durante esse período não poderia ser diferente.
Muito se fala sobre a resiliência, mas o que efetivamente os resilientes fazem? Veja essas 5 posturas de resiliência que podem ajudar a sua empresa a participar do grupo que consegue se recuperar e crescer durante a Covid-19.
1. Empresas resilientes limpam o balanço e preservam liquidez
E temporariamente desaceleram investimentos durante a recessão e são rápidos em reinvestir agressivamente durante a recuperação (90% acima dos retardatários).
2. Empresas resilientes se transformam rápido!
Reestruturar a base de custos e aumentar produtividade através de um plano agressivo de recuperação de vendas, aliado a um aumento na taxa de execução através de disciplina e cadência é uma forma de se manter resiliente durante crises.
3. Ter uma mentalidade de “além da crise” também é uma postura resiliente:
– Enxugar inovação e investimentos críticos de longo prazo, expandindo para áreas adjacentes ou de grande crescimento, entendendo o que é tendência e a moldando proativamente para se adequar ao seu modelo de negócio.
Basta entender onde sua empresa consegue preencher a demanda de algum produto/serviço escasso no mercado e não ficar sentado esperando tudo passar e voltar ao “normal”.
4. Realocar recursos para áreas de alto valor/crescimento
Muitas vezes é mais fácil quando você já faz parte de um mercado que teve aberturas de crescimento durante a crise.
Caso não seja a situação, parcerias e acordos pra se manter ativo podem fazer a diferença. Fazer movimentos decisivos de portfólio podem ser se colocar num nicho totalmente novo de mercado, um que você nem queria talvez, mas talvez se reestruturar seja a melhor saída.
5. Ações resilientes aceleraram o processo de tomada de decisão
E ajudam a se ajustar às novas necessidades do consumidor. O segredo dessa adaptação está na construção de capacidades para melhorar o modelo operacional existente virando a chave mais rápido quando observados problemas, como alavancar canais digitais e ofertas, por exemplo.
Dica bônus:
Empresas resilientes direcionam esforços para os 3Rs simultaneamente:
– Responder: Garantir medidas apropriadas de resposta a crise, garantindo continuidade da operação.
– Retornar: Gerenciar o período de crise e endereçar oportunidades para uma retomada mais saudável e rentável.
– Reimaginar: Reimaginar como será o “novo normal” e definir implicações em como a empresa deveria desenhar as novas estratégias e operação.
Lembrando que esses três seguem uma ordem, e o time de resposta a crise lida com o primeiro passo, o time de planejamento futuro com o terceiro e os dois times se juntam para cuidar do passo dois, fazendo desse um processo transitório entre setores da organização.
Source: McKinsey & Company