Segundo a Kantar – Consumer Thermometer Covid-19, marcas que não se posicionam ou não mostram uma visão clara do cenário atualizado, podem sofrer em relação à visão que o consumidor tem da empresa, além de perder em lucro e percepção de branding.
É um momento que essa geração de empresas e de comunicadores nunca viveu.
Além dos dados das imagem acima, a pesquisa afirma que 21% dos consumidores dizem que o posicionamento das marcas precisa ser prático, realista e ajudar o consumidor em seu dia a dia. E mais, 11% pensa que é papel das marcas reduzirem a ansiedade e as preocupações dos clientes em meio à pandemia.
Esteja atento ao seu mercado e aos seus clientes. Relacione-se de várias formas, inclusive novas. Não tenha medo de ousar se entende que seu conteúdo é relevante.
Faça vídeos que mostrem a que sua empresa veio, qual o seu propósito em meio a multidão de percepções e informações, e principalmente as ações que fazem dela participante das transformações necessárias ao momento.
Pense no coletivo, pense no outro, agregue. Seu público pede por informações confiáveis e posicionamento, entregue isso e terá a fidelidade durante e depois da crise. Deixar uma imagem construída por anos se esfriar por negligência aos dados que trazem o cliente pra perto e te dizem como cuidar dele, é como permitir que uma linha de produtos ou serviços em ascensão seja encerrada por ignorar aqueles que a mantém viva.
No final, chegaremos maduros e confiantes para continuar abraçando o consumidor em todas as formas que fazíamos antes e durante a pandemia, e quando ela passar (e vai passar!) Descobrir juntos o que será o melhor para cada público.